Tema: Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física
TESES
Tese 1
Título: "Os jovens e a dança nas aulas de Educação Física: um desvelar das culturas juvenis"
Link: http://hdl.handle.net/11449/150573
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Campus de Presidente Prudente, vinculada à Linha de Pesquisa: Processos Formativos, infância e juventude. A problemática de origem desta pesquisa surgiu da constatação de que dentre todos os conteúdos da Educação Física, o que menos os jovens alunos do 3° ano do Ensino Médio participavam era o de dança, que pertence ao eixo - atividades rítmicas. A partir disso, elencamos como objetivos da pesquisa: analisa as relações dos jovens alunos com a dança nas aulas de Educação Física, visando compreender o nível de participação nas práticas educativas relacionadas a este conteúdo. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos:
compreender os motivos e as justificativas dos alunos no que se referem à
vivência do conteúdo dança nas aulas de Educação Física e verificar como a
dança, conteúdo da cultura corporal de movimento, era trabalhada nas aulas de
Educação Física pela professora para que esta alcançasse seus objetivos. A
pesquisa embasou-se nos referenciais teóricos de estudos no campo da juventude.
A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pressupostos do tipo
etnográfica. Foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do Estado de
São Paulo, de um município de médio porte do interior paulista, junto aos
jovens alunos do 3º ano do Ensino Médio e com a professora dessa turma. Como procedimento
metodológico de coleta e de análise dos dados utilizou, respectivamente: os
questionários, a observação participante, a entrevista semiestruturada e a
triangulação de dados. Os resultados apontaram um descompasso entre o
desenvolvimento do currículo do Estado de São Paulo com as necessidades dos
jovens alunos, haja vista que o currículo não tem flexibilidade para abranger
as manifestações culturais juvenis na escola. Como consequência, a professora
ao seguir fielmente o currículo não possibilitava que fossem valorizadas as
culturas juvenis nas aulas de Educação Física com o conteúdo dança, bem como os
jovens alunos não se identificavam com a dança no contexto extraclasse. Desse
modo, a pesquisa evidenciou que as culturas juvenis são plurais e não podem ser
definidas em manifestações únicas, nesse sentido, embora a dança faça parte das
culturas juvenis num contexto geral, esse fato não garante que ela tenha
sentido para todos os jovens dos diferentes ambientes sociais juvenis. Diante
disso, sublinhamos que é preciso conhecer os jovens alunos, bem como respeitar
as suas manifestações culturais juvenis no âmbito escolar para que o Ensino
Médio, de fato, seja significativo.
Palavras-chave; Atividades Rítmicas, Dança, Educação Física.Link: http://hdl.handle.net/11449/150573
Tese 2
Título: “As
atividades rítmicas e a educação física escolar: possibilidade de um trato em
outro ritmo”.
Link:http://hdl.handle.net/11449/96063
Resumo: Ao longo da história da Educação Física as Atividades Rítmicas já foram consideradas elemento relevante de desenvolvimento junto ao processo educacional dos indivíduos, porém por motivos sociais, culturais e políticos deixou de ser promovido e consequentemente pensado no âmbito escolar. Atualmente é possível verificarmos uma retomada da importância de tal conteúdo em alguns documentos que sugerem alternativas para o ensino da Educação Física na escola. O objetivo deste estudo foi o de analisa a opinião dos professores universitários que possuem experiência docente na área das atividades rítmicas, tentando compreender o panorama desse conteúdo dentro da perspectiva da Educação Física na escola.Mais especificamente, buscaram-se aproximações das opiniões desses docentes com as possibilidades pedagógicas das atividades rítmicas nas aulas de Educação Física. Para atingir tal objetivo optou-se pela metodologia de natureza qualitativa, tendo a entrevista semi estruturada como referencial na coleta de dados. O estudo contou com a colaboração de quatro professores universitários que exercem a docência em disciplinas que tratam do conteúdo em questão. Ao longo da discussão entre o levantamento bibliográfico e as concepções dos professores entrevistados, notou-se que o conteúdo atividades rítmicas é concebido com enfases distinta junto à Educação Física e que se encontra ligado principalmente à produção de conhecimentos historicamente compartilhados junto à área, como dança, por exemplo, além do conhecimento práticos que os docentes produzem em sua ações pedagógicas. Assim, entende-se que o conteúdo atividades rítmicas não só necessita de uma ampliação junto a seus conceitos como também de um olhar mais cuidadoso e aprofundado, condizente com a potencialidade de suas possibilidades e responsabilidades junto ao processo educacional do cidadão.
Palavras-chave: Educação Física, Atividades Rítmicas.Link:http://hdl.handle.net/11449/96063
DISSERTAÇÕES
Dissertação 1
Título:
“Níveis de autoestima em praticantes de desporto escolar de atividades rítmicas
expressivas”.
Resumo: As Atividades Rítmicas Expressivas têm sido
descritas como um contributo para uma melhor autoestima dos seus praticantes
quer pelo seu impacto na valorização pessoal, quer pela melhoria das interações
interpessoais. O presente estudo pretende verificar se os alunos praticantes de
Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar, de um
agrupamento de escolas do distrito da Guarda, apresentam níveis mais elevados
de autoestima do que os alunos praticantes de outras modalidades do Desporto
Escolar e que os alunos que não praticam atividades desportivas, do mesmo
agrupamento de escolas. Para isto foi aplicado a Escala de Autoestima de
Rosenberg (1965), adaptado e traduzido por Ferreira e Meek (2001). O
questionário foi respondido por cada um dos participantes, através de uma
plataforma online. A amostra foi constituída por 68 alunos, sendo 64 do género
feminino e 4 do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 18
anos, com uma distribuição semelhante pelos grupos experimentais. A amostra foi
distribuída por três grupos: grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas
Expressivas, constituída por 32 alunos; grupo de alunos que não pratica
Atividades Rítmicas, mas pratica outras modalidades do desporto Escolar,
constituído por 16 alunos; e o grupo de alunos que não pratica Atividades
Rítmicas Expressivas nem outras modalidades desportivas, constituído por 18
alunos. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de alunos que pratica
Atividades Rítmicas Expressivas, apresentam níveis de autoestima
significativamente superiores aos restantes grupos. Verificou-se também que o
grupo de alunos que não praticam Atividades Rítmicas Expressivas, mas que
praticam outras modalidades desportivas de Desporto Escolar apresentaram níveis
de autoestima inferiores ao grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas
Expressivas e níveis superiores ao grupo de alunos que não pratica Atividades
Rítmicas Expressivas, nem outras modalidades desportivas. Estes resultados vão
de encontro aos estudos desenvolvidos até à data no âmbito dos níveis de
autoestima e a prática de atividade física/dança, fortalecendo a convicção da
comunidade científica em como a dança contribui para uma vida saudável.
Palavras-chaves: Desporto escolar, Autoestima, Adolescentes,
Atividades rítmicas expressivas.
Dissertação 2
Título:
“Dança: Uma experiência na Universidade”.
Resumo: O presente relato consiste em um projeto de
pesquisa que busca aprofundar conhecimentos sobre a dança enquanto conhecimento
relacionado à Educação Física, visando compreender a sua importância na
educação rítmica dos movimentos, os fundamentos, os métodos e as técnicas
pedagógicas no ensino-aprendizagem. Simultaneamente, constituir um Laboratório
de Dança para aplicar a prática pedagógica pesquisada, propiciando aos
discentes da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, a vivência e o
conhecimento da dança. Caracteriza-se num trabalho de pesquisa, ensino e
extensão, a abordagem é de uma pesquisa aplicada, desenvolvida a partir do
referencial teórico existente que trata da temática a ser desenvolvida e a
aplicação dos conhecimentos mais relevantes e adequados sobre a dança.
Constata-se até o momento que a proposta tem a ver com aplicação concreta de
conhecimentos teórico-práticos da dança vinculados ao conhecimento da
disciplina de Rítmica e aos princípios educativos e indicativos de relevância
assinalados pelo referencial bibliográfico pesquisado até o momento. Além
disso, observa-se que está adequada às necessidades e aos interesses dos
discentes pela frequência assídua e participação ativa nas aulas, efetivando-se
o laboratório de dança na universidade.
Palavras-chave: Educação Física, Dança, Métodos, Técnicas de
Ensino-Aprendizagem.
ARTIGOS
Artigo 1
Título:
“Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais”.
Resumo: A cultura escolar revela uma organização,
sobretudo em termos da distribuição dos conteúdos ao longo dos diferentes
níveis de ensino. Contudo, a Educação Física não tem seus conteúdos
sistematizados, ou seja, não existem critérios claramente definidos que auxiliem
os professores na organização curricular, bem como, são bastante restritos os
livros didáticos para a área. Assim sendo, este estudo procurou identificar os
conteúdos relevantes para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar de
1ª a 4ª séries, bem como, uma sugestão para organizá-los de forma
sistematizada, respeitando uma sequência pedagógica para as seriações já
indicadas. Foi realizada pesquisa de campo, na qual se utilizou a experiência
prática de duas das autoras do referido artigo, docentes estas que atuava no
ensino da Educação Física ao longo de três anos. Os dados foram coletados por
meio das descrições, diário de campo, das experiências vivenciadas pelas
professoras.
Palavras-chave: Coordenação, Iniciação Esportiva, Esporte.
Artigo 2
Título: “As atividades rítmicas e expressivas
como conteúdo nas aulas de Educação Física”.
Resumo: As Atividades Rítmicas e Expressivas
estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino
escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para
os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas
necessidades e interesses de momento. Sendo assim, o presente estudo buscou
analisar o desenvolvimento das atividades rítmicas e expressivas nas aulas de
Educação Física do ensino fundamental e verificar os fatores influenciadores no
desenvolvimento dessas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, onde
foram coletados dados através de um questionário contendo seis questões
fechadas aplicados a 20 professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de
sete Colégios Estaduais do Município de Toledo. Os resultados encontrados
permitiram identificar que expressiva maioria afirma ter conhecimento de que o
conteúdo consta nos PCNs, contudo apenas 10% o desenvolvem nas aulas de
Educação Física. Observou-se o predomínio de conteúdos esportivos. Em relação
aos possíveis motivos citados pelos professores para a insuficiente utilização
do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, verificou-se a falta de
preparo profissional ou desconhecimento de meios e estratégias de ensino, além da
falta de espaço e materiais adequados e baixa aceitação pelos alunos. Dos
professores que desenvolviam o conteúdo dança nas aulas, identificou-se que a frequência
era semestral, bimestral e mensal. Sugere-se que o conteúdo de atividades
rítmicas e expressivas, aliado aos outros conhecimentos, pode influenciar os
aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais e auxiliar na concretização
da função principal da Educação Física na formação do homem como um ser
integral e um agente de transformação social.
Palavras-chave: Educação Física, Ritmo, Movimento.
Artigo 3
Título: “Atividades rítmicas e expressivas e
suas contribuições psicomotores na educação infantil”.
Resumos: As crianças em idade pré-escolar estão em constante aprendizado, o crescimento e desenvolvimento variam de indivíduo para indivíduo, e tudo isso permeia inicialmente no ambiente escolar, onde essas crianças são obrigadas a saírem da segurança de suas casas e logo são submetidas a participarem de várias atividades dividindo o espaço com outras crianças. O progresso físico, mental e social se faz necessário para aquisição de habilidades psicomotoras. Neste estudo usamos a ginástica rítmica e expressiva como instrumento importante para a prática pedagógica nas aulas de Educação física, para demonstrar sua importância no desenvolvimento psicomotor. Mediante esses fatos, nosso objetivo principal foi analisar, se os professores de Educação Física têm conhecimento da importância da prática de atividades rítmicas para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, e se eles aplicam em suas aulas. Foi feito uma pesquisa direta descritiva, qualitativa, com 42 professores de escolas públicas e privadas da zona leste de SP, que se submeteram a responder um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema em questão, após a análise, podemos dizer todos os entrevistados foram unânimes em demonstrar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, porém, apesar de estar no cronograma dos PCNs nem todos os professores fornecem aulas de atividades rítmicas e expressivas, por diversos motivos.
Palavra-chave: Psicomotricidade, Dança, Atividades Rítimicas e Expressivas, Desenvolvimento Infantil.Link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/psicomotoras
Artigo 4
Título: “A
contribuição das atividades rítmicas nas aulas de educação física para o
desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças da 3ª e 4ª série das
séries iniciais de ensino fundamental da EEB”.
Link: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1579/1/Rodrigo%20de%20Luca%20Naspolini.pdf
Resumo: O presente trabalho possui como tema: "A contribuição das atividades rítmicas nas aulas de Educação Física no desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças das 3ª e 4ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da EEB Professora Dolvina Leite Medeiros, Araranguá, SC", sendo que a mesma tem como base a necessidade crescente de introduzir a prática das Atividades Rítmicas nas aulas de Educação Física. Nesse Sentido, essa pesquisa possui como problema; Quais as contribuições das atividades rírmicas no desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental da EEB PRofessora Dolvina Leite de Medeiros, Araranguá, SC? E como objetivo geral: constatar a contribuição das atividades ritmicas nas aulas de Educação Físicas para o desenvolvimento do aprendizado corporal das crianças de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental da EEB Professora Dolvina Leite de Medeiros, Araranguá, SC.
Palavras-chave: Atividades Rítmicas, Desenvolvimento Corporal, Educação Física.Link: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1579/1/Rodrigo%20de%20Luca%20Naspolini.pdf
Artigo 5
Título: “As atividades rítmicas e expressivas no
desenvolvimento da noção do corpo de alunos e alunas das séries iniciais do
ensino fundamental”.
Resumo:
A Imagem do corpo é o conceito e a vivência que se constrói sobre o esquema
corporal, sendo este considerado como um dado biológico, estabelecido anatômica
e fisiologicamente, com a ressalva de que o homem não é exclusivamente
biológico, mas o fruto das interações entre o biológico e o cultural (FREITAS,
1999). Entendemos as Atividades Rítmicas e Expressivas como um bloco de
conteúdos da Dança, onde valorizamos o movimento para além da técnica,
usufruindo-o de forma consciente. O estudo teve como objetivo identificar as
contribuições das Atividades Rítmicas e Expressivas na percepção da imagem
corporal em crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Adotamos como
objeto concreto de observação, o “Desenho do Corpo”, instrumento encontrado na
Bateria Psicomotora de Fonseca (1995). A pesquisa foi realizada em uma Escola
Municipal do Município de Santa Maria/RS. Em um primeiro contato com a turma
realizamos o D1 (desenho 1), após a intervenção realizamos o D2 e ao concluir
elaboramos uma análise descritiva e comparativa de D1 e D2 dentro de uma
abordagem fenomenológica, apontando traços da Percepção de Imagem Corporal
(através da figura) de cada uma das crianças. Obtivemos desenhos sem diferenças
entre D1 e D2, como também observamos grandes evoluções, na representação de
pequenos detalhes, em outras comparações.
Palavras-chave: Atividades rítmicas, Noção de corpo, Imagem
corporal.
Artigo 6
Título: “Atividades
rítmicas e expressivas no ambiente escolar do ensino fundamental 1”
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física
organizam os conteúdos para o Ensino Fundamental em três blocos, são eles:
esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas; e
conhecimento sobre o corpo. O objetivo desse estudo foi verificar a opinião dos
professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental I sobre o
conteúdo atividades rítmicas e expressivas em suas aulas. Os instrumentos
metodológicos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com a Secretária
de Educação do município, dois questionários aplicados aos professores sendo um
pré e outro pós-intervenção e elaboração de oficinas para os professores de
Educação Física envolvendo as atividades rítmicas e expressivas. Os resultados
mostram que a rede municipal não possui um currículo para a área de Educação
Física. Em relação aos professores, a maioria conhece a sua importância, porém
não ministram esses conteúdos devido à insegurança e falta de conhecimento.
Concluímos que com maiores investimentos em formações continuadas e em
infraestruturas seja possível motivar os professores e dar segurança para que
os mesmos possam inserir em suas aulas esses e outros conteúdos diversificados.
Palavras-chave: Educação Física, Atividades Rítmicas, Ensino
Fundamental.
Link: http://unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistaeducacaofisica/sumario/44/07122016141835.pdf
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