PESQUISA WERBGRÁFICA: Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física



Tema: Atividades Rítmicas nas Aulas de Educação Física

TESES

Tese 1

Título: "Os jovens e a dança nas aulas de Educação Física: um desvelar das culturas juvenis"
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP - Campus de Presidente Prudente, vinculada à Linha de Pesquisa: Processos Formativos, infância e juventude. A problemática de origem desta pesquisa surgiu da constatação de que dentre todos os conteúdos da Educação Física, o que menos os jovens alunos do 3° ano do Ensino Médio participavam era o de dança, que pertence ao eixo - atividades rítmicas. A partir disso, elencamos como objetivos da pesquisa: analisa as relações dos jovens alunos com a dança nas aulas de Educação Física, visando compreender o nível de participação nas práticas educativas relacionadas a este conteúdo. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos: compreender os motivos e as justificativas dos alunos no que se referem à vivência do conteúdo dança nas aulas de Educação Física e verificar como a dança, conteúdo da cultura corporal de movimento, era trabalhada nas aulas de Educação Física pela professora para que esta alcançasse seus objetivos. A pesquisa embasou-se nos referenciais teóricos de estudos no campo da juventude. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa com pressupostos do tipo etnográfica. Foi realizada em uma escola da rede pública de ensino do Estado de São Paulo, de um município de médio porte do interior paulista, junto aos jovens alunos do 3º ano do Ensino Médio e com a professora dessa turma. Como procedimento metodológico de coleta e de análise dos dados utilizou, respectivamente: os questionários, a observação participante, a entrevista semiestruturada e a triangulação de dados. Os resultados apontaram um descompasso entre o desenvolvimento do currículo do Estado de São Paulo com as necessidades dos jovens alunos, haja vista que o currículo não tem flexibilidade para abranger as manifestações culturais juvenis na escola. Como consequência, a professora ao seguir fielmente o currículo não possibilitava que fossem valorizadas as culturas juvenis nas aulas de Educação Física com o conteúdo dança, bem como os jovens alunos não se identificavam com a dança no contexto extraclasse. Desse modo, a pesquisa evidenciou que as culturas juvenis são plurais e não podem ser definidas em manifestações únicas, nesse sentido, embora a dança faça parte das culturas juvenis num contexto geral, esse fato não garante que ela tenha sentido para todos os jovens dos diferentes ambientes sociais juvenis. Diante disso, sublinhamos que é preciso conhecer os jovens alunos, bem como respeitar as suas manifestações culturais juvenis no âmbito escolar para que o Ensino Médio, de fato, seja significativo.
Palavras-chave; Atividades Rítmicas, Dança, Educação Física.
Link: http://hdl.handle.net/11449/150573

Tese 2

Título: “As atividades rítmicas e a educação física escolar: possibilidade de um trato em outro ritmo”.
Resumo: Ao longo da história da Educação Física as Atividades Rítmicas já foram consideradas elemento relevante de desenvolvimento junto ao processo educacional dos indivíduos, porém por motivos sociais, culturais e políticos deixou de ser promovido e consequentemente pensado no âmbito escolar. Atualmente é possível verificarmos uma retomada da importância de tal conteúdo em alguns documentos que sugerem alternativas para o ensino da Educação Física na escola. O objetivo deste estudo foi o de analisa a opinião dos professores universitários que possuem experiência docente na área das atividades rítmicas, tentando compreender o panorama desse conteúdo dentro da perspectiva da Educação Física na escola.Mais especificamente, buscaram-se aproximações das opiniões desses docentes com as possibilidades pedagógicas das atividades rítmicas nas aulas de Educação Física. Para atingir tal objetivo optou-se pela metodologia de natureza qualitativa, tendo a entrevista semi estruturada como referencial na coleta de dados. O estudo contou com a colaboração de quatro professores universitários que exercem a docência em disciplinas que tratam do conteúdo em questão. Ao longo da discussão entre o levantamento bibliográfico e as concepções dos professores entrevistados, notou-se que o conteúdo atividades rítmicas é concebido com enfases distinta junto à Educação Física e que se encontra ligado principalmente à produção de conhecimentos historicamente compartilhados junto à área, como dança, por exemplo, além do conhecimento práticos que os docentes produzem em sua ações pedagógicas. Assim, entende-se que o conteúdo atividades rítmicas não só necessita de uma ampliação junto a seus conceitos como também de um olhar mais cuidadoso e aprofundado, condizente com a potencialidade de suas possibilidades e responsabilidades junto ao processo educacional do cidadão.
Palavras-chave: Educação Física, Atividades Rítmicas.
Link:http://hdl.handle.net/11449/96063

DISSERTAÇÕES

Dissertação 1

Título: “Níveis de autoestima em praticantes de desporto escolar de atividades rítmicas expressivas”.
Resumo: As Atividades Rítmicas Expressivas têm sido descritas como um contributo para uma melhor autoestima dos seus praticantes quer pelo seu impacto na valorização pessoal, quer pela melhoria das interações interpessoais. O presente estudo pretende verificar se os alunos praticantes de Atividades Rítmicas Expressivas no âmbito do Desporto Escolar, de um agrupamento de escolas do distrito da Guarda, apresentam níveis mais elevados de autoestima do que os alunos praticantes de outras modalidades do Desporto Escolar e que os alunos que não praticam atividades desportivas, do mesmo agrupamento de escolas. Para isto foi aplicado a Escala de Autoestima de Rosenberg (1965), adaptado e traduzido por Ferreira e Meek (2001). O questionário foi respondido por cada um dos participantes, através de uma plataforma online. A amostra foi constituída por 68 alunos, sendo 64 do género feminino e 4 do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos, com uma distribuição semelhante pelos grupos experimentais. A amostra foi distribuída por três grupos: grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, constituída por 32 alunos; grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas, mas pratica outras modalidades do desporto Escolar, constituído por 16 alunos; e o grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas nem outras modalidades desportivas, constituído por 18 alunos. Os resultados obtidos revelaram que o grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas, apresentam níveis de autoestima significativamente superiores aos restantes grupos. Verificou-se também que o grupo de alunos que não praticam Atividades Rítmicas Expressivas, mas que praticam outras modalidades desportivas de Desporto Escolar apresentaram níveis de autoestima inferiores ao grupo de alunos que pratica Atividades Rítmicas Expressivas e níveis superiores ao grupo de alunos que não pratica Atividades Rítmicas Expressivas, nem outras modalidades desportivas. Estes resultados vão de encontro aos estudos desenvolvidos até à data no âmbito dos níveis de autoestima e a prática de atividade física/dança, fortalecendo a convicção da comunidade científica em como a dança contribui para uma vida saudável.
Palavras-chaves: Desporto escolar, Autoestima, Adolescentes, Atividades rítmicas expressivas.

Dissertação 2

Título: “Dança: Uma experiência na Universidade”.
Resumo: O presente relato consiste em um projeto de pesquisa que busca aprofundar conhecimentos sobre a dança enquanto conhecimento relacionado à Educação Física, visando compreender a sua importância na educação rítmica dos movimentos, os fundamentos, os métodos e as técnicas pedagógicas no ensino-aprendizagem. Simultaneamente, constituir um Laboratório de Dança para aplicar a prática pedagógica pesquisada, propiciando aos discentes da Unioeste, Campus de Marechal Cândido Rondon, a vivência e o conhecimento da dança. Caracteriza-se num trabalho de pesquisa, ensino e extensão, a abordagem é de uma pesquisa aplicada, desenvolvida a partir do referencial teórico existente que trata da temática a ser desenvolvida e a aplicação dos conhecimentos mais relevantes e adequados sobre a dança. Constata-se até o momento que a proposta tem a ver com aplicação concreta de conhecimentos teórico-práticos da dança vinculados ao conhecimento da disciplina de Rítmica e aos princípios educativos e indicativos de relevância assinalados pelo referencial bibliográfico pesquisado até o momento. Além disso, observa-se que está adequada às necessidades e aos interesses dos discentes pela frequência assídua e participação ativa nas aulas, efetivando-se o laboratório de dança na universidade.
Palavras-chave: Educação Física, Dança, Métodos, Técnicas de Ensino-Aprendizagem.

ARTIGOS

Artigo 1

Título: “Sistematização de conteúdos da Educação Física para as séries iniciais”.
Resumo: A cultura escolar revela uma organização, sobretudo em termos da distribuição dos conteúdos ao longo dos diferentes níveis de ensino. Contudo, a Educação Física não tem seus conteúdos sistematizados, ou seja, não existem critérios claramente definidos que auxiliem os professores na organização curricular, bem como, são bastante restritos os livros didáticos para a área. Assim sendo, este estudo procurou identificar os conteúdos relevantes para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar de 1ª a 4ª séries, bem como, uma sugestão para organizá-los de forma sistematizada, respeitando uma sequência pedagógica para as seriações já indicadas. Foi realizada pesquisa de campo, na qual se utilizou a experiência prática de duas das autoras do referido artigo, docentes estas que atuava no ensino da Educação Física ao longo de três anos. Os dados foram coletados por meio das descrições, diário de campo, das experiências vivenciadas pelas professoras.
Palavras-chave: Coordenação, Iniciação Esportiva, Esporte.

Artigo 2

Título: “As atividades rítmicas e expressivas como conteúdo nas aulas de Educação Física”.
Resumo: As Atividades Rítmicas e Expressivas estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento. Sendo assim, o presente estudo buscou analisar o desenvolvimento das atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física do ensino fundamental e verificar os fatores influenciadores no desenvolvimento dessas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, onde foram coletados dados através de um questionário contendo seis questões fechadas aplicados a 20 professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de sete Colégios Estaduais do Município de Toledo. Os resultados encontrados permitiram identificar que expressiva maioria afirma ter conhecimento de que o conteúdo consta nos PCNs, contudo apenas 10% o desenvolvem nas aulas de Educação Física. Observou-se o predomínio de conteúdos esportivos. Em relação aos possíveis motivos citados pelos professores para a insuficiente utilização do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, verificou-se a falta de preparo profissional ou desconhecimento de meios e estratégias de ensino, além da falta de espaço e materiais adequados e baixa aceitação pelos alunos. Dos professores que desenvolviam o conteúdo dança nas aulas, identificou-se que a frequência era semestral, bimestral e mensal. Sugere-se que o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, aliado aos outros conhecimentos, pode influenciar os aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais e auxiliar na concretização da função principal da Educação Física na formação do homem como um ser integral e um agente de transformação social.
Palavras-chave: Educação Física, Ritmo, Movimento.

Artigo 3

Título: “Atividades rítmicas e expressivas e suas contribuições psicomotores na educação infantil”.
Resumos: As crianças em idade pré-escolar estão em constante aprendizado, o crescimento e desenvolvimento variam de indivíduo para indivíduo, e tudo isso permeia inicialmente no ambiente escolar, onde essas crianças são obrigadas a saírem da segurança de suas casas e logo são submetidas a participarem de várias atividades dividindo o espaço com outras crianças. O progresso físico, mental e social se faz necessário para aquisição de habilidades psicomotoras. Neste estudo usamos a ginástica rítmica e expressiva como instrumento importante para a prática pedagógica nas aulas de Educação física, para demonstrar sua importância no desenvolvimento psicomotor. Mediante esses fatos, nosso objetivo principal foi analisar, se os professores de Educação Física têm conhecimento da importância da prática de atividades rítmicas para o desenvolvimento psicomotor na educação infantil, e se eles aplicam em suas aulas. Foi feito uma pesquisa direta descritiva, qualitativa, com 42 professores de escolas públicas e privadas da zona leste de SP, que se submeteram a responder um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre o tema em questão, após a análise, podemos dizer todos os entrevistados foram unânimes em demonstrar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil, porém, apesar de estar no cronograma dos PCNs nem todos os professores fornecem aulas de atividades rítmicas e expressivas, por diversos motivos.
Palavra-chave: Psicomotricidade, Dança, Atividades Rítimicas e Expressivas, Desenvolvimento Infantil.
Link: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/psicomotoras

Artigo 4

Título: “A contribuição das atividades rítmicas nas aulas de educação física para o desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças da 3ª e 4ª série das séries iniciais de ensino fundamental da EEB”.
Resumo: O presente trabalho possui como tema: "A contribuição das atividades rítmicas nas aulas de Educação Física no desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças das 3ª e 4ª série das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da EEB Professora Dolvina Leite Medeiros, Araranguá, SC", sendo que a mesma tem como base a necessidade crescente de introduzir a prática das Atividades Rítmicas nas aulas de Educação Física. Nesse Sentido, essa pesquisa possui como problema; Quais as contribuições das atividades rírmicas no desenvolvimento da aprendizagem corporal das crianças da 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental da EEB PRofessora Dolvina Leite de Medeiros, Araranguá, SC? E como objetivo geral: constatar a contribuição das atividades ritmicas nas aulas de Educação Físicas para o desenvolvimento do aprendizado corporal das crianças de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental da EEB Professora Dolvina Leite de Medeiros, Araranguá, SC.
Palavras-chave: Atividades Rítmicas, Desenvolvimento Corporal, Educação Física.
Linkhttp://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1579/1/Rodrigo%20de%20Luca%20Naspolini.pdf

Artigo 5

Título: “As atividades rítmicas e expressivas no desenvolvimento da noção do corpo de alunos e alunas das séries iniciais do ensino fundamental”. 
Resumo: A Imagem do corpo é o conceito e a vivência que se constrói sobre o esquema corporal, sendo este considerado como um dado biológico, estabelecido anatômica e fisiologicamente, com a ressalva de que o homem não é exclusivamente biológico, mas o fruto das interações entre o biológico e o cultural (FREITAS, 1999). Entendemos as Atividades Rítmicas e Expressivas como um bloco de conteúdos da Dança, onde valorizamos o movimento para além da técnica, usufruindo-o de forma consciente. O estudo teve como objetivo identificar as contribuições das Atividades Rítmicas e Expressivas na percepção da imagem corporal em crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Adotamos como objeto concreto de observação, o “Desenho do Corpo”, instrumento encontrado na Bateria Psicomotora de Fonseca (1995). A pesquisa foi realizada em uma Escola Municipal do Município de Santa Maria/RS. Em um primeiro contato com a turma realizamos o D1 (desenho 1), após a intervenção realizamos o D2 e ao concluir elaboramos uma análise descritiva e comparativa de D1 e D2 dentro de uma abordagem fenomenológica, apontando traços da Percepção de Imagem Corporal (através da figura) de cada uma das crianças. Obtivemos desenhos sem diferenças entre D1 e D2, como também observamos grandes evoluções, na representação de pequenos detalhes, em outras comparações.
Palavras-chave: Atividades rítmicas, Noção de corpo, Imagem corporal.

Artigo 6

Título: “Atividades rítmicas e expressivas no ambiente escolar do ensino fundamental 1”
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Física organizam os conteúdos para o Ensino Fundamental em três blocos, são eles: esportes, jogos, lutas e ginásticas; atividades rítmicas e expressivas; e conhecimento sobre o corpo. O objetivo desse estudo foi verificar a opinião dos professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental I sobre o conteúdo atividades rítmicas e expressivas em suas aulas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram uma entrevista semiestruturada com a Secretária de Educação do município, dois questionários aplicados aos professores sendo um pré e outro pós-intervenção e elaboração de oficinas para os professores de Educação Física envolvendo as atividades rítmicas e expressivas. Os resultados mostram que a rede municipal não possui um currículo para a área de Educação Física. Em relação aos professores, a maioria conhece a sua importância, porém não ministram esses conteúdos devido à insegurança e falta de conhecimento. Concluímos que com maiores investimentos em formações continuadas e em infraestruturas seja possível motivar os professores e dar segurança para que os mesmos possam inserir em suas aulas esses e outros conteúdos diversificados.
Palavras-chave: Educação Física, Atividades Rítmicas, Ensino Fundamental.


Comentários

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