EXERGAMES E MAPAS CONCEITUAIS: Wii Sports


QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXERGAMES NA VIDA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Os exergames são jogos digitais que estimulam a atividade física. Unem a prática de atividades física com os jogos virtuais, se apresentando como uma boa atividade para o estímulo à prática de atividade física, sobretudo pela possibilidade de aplicação em atividades de mapeamento neuromotor em crianças e adolescentes. A brincadeira é uma oportunidade para falar sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e da qualidade de vida, um dos focos do curso de Educação Física. Ela também traz um aspecto importante: a tecnologia como elemento de avanço da área. Com o passar dos anos o uso de equipamentos tecnológicos tornaram-se mais frequentes, graça a esse avanço tornou-se possível utilizar games na pratica de atividade física. unem a prática de atividades física com os jogos virtuais, se apresentando como uma boa atividade para o estímulo à prática de atividade física, sobretudo pela possibilidade de aplicação em atividades de mapeamento neuromotor em crianças e adolescentes.

QUAL A FINALIDADE DOS EXERGAMES PARA:

a) REABILITAÇÃO?
Os exergames tornam-se uma possibilidade para motivar a prática dos exercícios terapêuticos em suas casas (ainda que inicialmente a pessoa necessite de acompanhamento e orientações para realizar a atividade sozinha). Na área da reabilitação encontramos na literatura alguns estudos que utilizaram o Nintendo Wii como recurso para prática de atividade física. Os autores das pesquisas relatam aumento da motivação e adesão do indivíduo quando o jogo foi utilizado por mais de um usuário, relacionando a interação social como efeito benéfico.

b)EDUCAÇÃO FÍSICA?
A brincadeira é uma oportunidade para falar sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e da qualidade de vida, um dos focos do curso de educação física.

c)ATIVIDADE FÍSICA/FITNESS?
Os Exergames (EXGs) surgem como uma prática com maior movimentação corporal elevando os níveis de atividade física diária. Conclui-se que os EXGs podem ser uma alternativa de aumento do nível de atividade física, porém, são necessários outros estudos de ordem longitudinal para a devida caracterização enquanto exercício físico para gerar adaptações ao sistema cardiovascular.

d)COMBATE A OBESIDADE?
A atividade física é um fator importante na prevenção e tratamento da obesidade, doenças cardiovasculares e outras morbidades. A falta de necessidade da locomoção para a pratica auxilia na praticidade de utilização, já que a atividade pode ser de fácil acesso, além da ludicidade e da forma que o exergames pode divertir e auxiliar no bem estar e no emagrecimento, para quem não gosta de atividades monótonas como a musculação.

QUAIS OS DISPOSITIVOS SÃO COMUMENTE  UTILIZADOS NOS EXERGAMES? QUE TIPO DE TECNOLOGIA DE CAPTAÇÃO DE MOVIMENTO E CONTROLE É UTILIZADO NO JOGO?
Geralmente por serem utilizados jogos de videogame, é necessário uma televisão, o console, o jogo e o controle, onde o jogo poderá ser utilizado, também poderá ser utilizado em computadores, necessitando apenas de um controle para utilização.

QUAL A IMPORTANCIA DO MOVIMENTO NO EXERGAMES?
O exergames traz uma realidade através dos jogos provenientes da utilização de técnicas, as quais auxiliam na desenvoltura e prática motora dos alunos.

POSSIBILIDADES DE USO DOS EXERGAMES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA?
A brincadeira utilizando jogos que fazem uma interação maior entre todos é uma oportunidade para as aulas de educação física na escola e também para falar sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e da qualidade de vida.





EXERGAME: WII SPORTS



Wii Sports é um jogo para o console Wii que consiste numa coletânea de esportes: tênis, boliche, boxe, golfe e basebol. O Wii é um console produzido pela Nintendo, aonde ele vem com um Wii Remote, que é o controle remoto do videogame. O Wii Sports é jogo mais vendido de toda a história. O produto vendido no Brasil, trazido pela Latamel, também inclui o jogo por ser a versão americana. O jogo foi produzido pela Nintendo para ser vendido como um dos títulos de lançamento do console.




Tênis: O personagem movimenta-se automaticamente pelo ambiente e o Wii Remote (Controle) é utilizado para mandar a bola e para servir. O personagem repete o movimento com precisão, medindo a força e o ângulo em que a bola é lançada. É possível até mesmo colocar efeito na bola, fazendo-a dar uma pequena curva.




Golfe: No golfe o jogador pode escolher o taco mais apropriado de acordo com a força e a precisão necessária em cada lance. A direção em que a bola será lançada é escolhida previamente pelo jogador e este deverá movimentar o Wii Remote (simulando uma tacada) para que o jogo meça, com precisão, a força utilizada e o eventual efeito colocado na bola, deve-se observar também a direção do vento.




Boxe: Este é o único jogo em que além do Wii Remote, o Nunchuk (Auxiliar do controle remoto) também tem que ser utilizado. O jogador pode usar as duas mãos para socar utilizando, portanto ambos os controles ou então aproximá-los do rosto para manter a defesa (fechar a guarda), é possível até mesmo esquivar de golpes do adversário inclinando o corpo (ambos os controles) para o lado desejado.




Baseball: No Baseball, é usado o Wii Remote como o taco (ou para lançar a bola, de acordo com o decorrer do jogo). O jogador faz o papel de rebatedor/lançador e executa a ação de uma rebatida/lançamento como estando no meio de um verdadeiro jogo, pois, ao rebater, o Wii Remote realiza o perfeito som de uma rebatida.




Boliche: No Bliche é usado o Wii Remote como bola. O jogador simula o movimento de lançamento de uma bola de boliche que é representada pela ecrã pelo personagem.




MAPA CONCEITUAL:


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